quinta-feira, 17 de junho de 2010

Chapa 1 participa da manifestação em defesa da aprovação da PEC 386

Ato na Praça da Imprensa reuniu jornalistas e estudantes no dia em que a derrubada do diploma completou um ano

Evidenciando seu princípio máximo de lutar em prol do Jornalismo e da categoria, a Chapa 1 - Sindicato de lutas, conquistas e esperança participou ontem da manifestação promovida pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce) pela aprovação das PECs em defesa da retomada da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional. O ato marcou um ano da decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiu critérios mínimos de acesso à profissão de jornalista.

O protesto aconteceu no fim da manhã, na Praça da Imprensa, em Fortaleza. Os manifestantes vestiram as camisas "Vote sim: PEC do Diploma- Jornalistas Profissionais do Brasil". Na ocasião, os diretores do Sindjorce distribuíram aos profissionais a Cartilha do Jornalista, editada no dia 7 de abril em comemoração ao Dia do Jornalista. Reuniu cerca de 100 pessoas em local simbólico para a categoria, pois se encontram em seu entorno as sedes das principais empresas de comunicação do Estado.

Participaram da manifestação o candidato a presidente do Sindjorce, Claylson Martins, atual diretor executivo da entidade e jornalista da Rádio Verdes Mares; a repórter de Economia do jornal Diário do Nordeste, Samira de Castro, candidata à Secretaria Geral; a assessora sindical Marina Valente, que concorre à Diretoria de Comunicação e Cultura; Déborah Lima, atual presidente do Sindjorce e candidata ao cargo de Administração e Finanças; Mirton Peixoto, membro da atual diretoria que pleiteia cargo de diretor de Ação Sindical; Aloísio Coutinho e Evilázio Bezerra, ambos suplentes da Diretoria Executiva, Francisco Ferreira da Silva (Gatto), diagramador do jornal O Povo que concorre a vaga no Conselho Fiscal; a ouvidora da Etufor, Ângela Marinho, que disputa assento na Comissão de Ética; Salomão de Castro, assessor de imprensa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), candidato a delegado da Fenaj; e Cláudia Vidal, assessora parlamentar e suplente de Delegado da Fenaj.

Também participaram da manifestação o deputado federal José Airtom Cirilo (PT/CE); Juarez Alves de Lima, diretor do Sindicato dos Gráficos; o tesoureiro da Central Única dos Trabalhadotes no Estado (CUT/CE), Francisco Wil e Silva Pereira; e Wellington, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte de Valores do Estado do Ceará.