terça-feira, 29 de junho de 2010

Brasileiros confiam mais nos jornalistas e publicitários em comparação com outros países

Análise é resultado de uma pesquisa da GfK que mediu a confiança da população em profissões e organizações

Bem avaliados entre os brasileiros, jornalistas e publicitários não detêm a mesma confiança em outros países. A análise é resultado de um estudo realizado pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, que mediu o nível de confiança da população em profissões e organizações no Brasil, em 15 países da Europa, nos EUA, na Colômbia e na Índia.

No Brasil, com 76% do índice de confiança dos cidadãos, os jornalistas conquistaram a 6ª posição; na avaliação mundial, os profissionais estão na 11ª colocação, com 41%. O ranking nacional também foi melhor para os publicitários, que garantiram o 7º lugar, com 71%; internacionalmente, a categoria ficou na 15ª colocação, com 30%.

Já a confiança da população brasileira nos profissionais de marketing é de 67%, na 11ª posição; nos outros países consultados está em 13º lugar, com 39%.  No ranking geral, os bombeiros são apontados como os profissionais mais confiáveis, com 98% das menções entre os brasileiros e 94% entre as populações do resto do mundo. A categoria com pior avaliação é a dos políticos, com 11% do índice de confiança no Brasil e 14% internacionalmente.