quinta-feira, 3 de junho de 2010

AUSÊNCIAS QUE REVELAM

Esclarecimentos sobre a assembleia que tratou da demissão do jornalista Evilázio Bezerra pelo jornal O Povo

No último dia 27 de maio, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) publicou, no Diário do Nordeste, edital de convocação da assembleia geral extraordinária, para discussão e deliberação sobre a demissão ilegal do jornalista Evilázio Bezerra pelo jornal O Povo. No edital, foi informado que a assembleia se daria no dia 2 de junho, quarta-feira passada. Na mesma edição e página, a Comissão Eleitoral publicou a nominata das duas chapas que concorrem à direção do Sindjorce nas eleições que transcorrerão de 27 a 29 de julho próximo.

Durante a assembleia, a categoria deliberou, soberanamente, que o Sindjorce pague o salário de Evilázio até o deslinde do impasse jurídico no que se refere à demissão do profissional - atitude considerada ilegal pelos componentes da Chapa 1 - Sindicato de lutas, conquistas e esperança, que tem o orgulho de contar com Evilázio em seus quadros. Importante frisar que tal deliberação se estende somente até o pagamento referente ao mês de julho de 2010, portanto, dentro ainda da atual gestão do Sindjorce. A categoria assim decidiu por entender que, a partir de agosto de 2010, o Sindicato terá nova diretoria, a ser eleita no período supracitado. A esta diretoria caberá deliberar sobre o andamento da questão de agosto em diante, convocando nova assembleia.

Foi uma decisão tomada de forma tranquila, serena e responsável, mostrando a afinidade entre a atual direção do Sindicato e a categoria. Além disso, quem compareceu à assembleia teve a oportunidade de trocar ideias sobre situações semelhantes ocorridas no movimento sindical de outras categorias. Ressalte-se ainda que estiveram presentes também associados não integrantes das chapas registradas para esta eleição.

Para surpresa de muitos dos que compareceram ao Sindicato para decidir sobre o assunto e, mais uma vez, reforçar pessoalmente a solidariedade a Evilázio, nenhum dos 24 componentes da Chapa 2 - Transformação Coletiva, esteve na assembleia. O estranhamento se deve menos ao já tradicional descompromisso da maioria dos componentes da referida chapa com as questões substantivas da categoria - estando relacionado ao fato de a Chapa ter registrado, em seu blog, "Nota pela liberdade de ação sindical" (que pode ser conferida em http://transformacaocoletiva.ning.com/profiles/blogs/pela-liberdade-de-livre-1), na qual seus componentes se solidarizaram a Evilázio. Referida nota foi divulgada, como panfleto, nas redações de jornais, TVs e emissoras de rádio, bem como em assessorias de imprensa, como material de campanha - por sinal, um dos primeiros da Chapa 2.

Cabem questionamentos: A solidariedade da Chapa 2 a Evilázio está restrita ao seu material de campanha? Onde estavam seus componentes no dia 2 de junho, quando estava sendo definida a remuneração do profissional para os próximos dois meses?

Mas, companheiros e companheiras jornalistas, o pior estava por vir. Ao longo da tarde de ontem, o Twitter registrou reações de colegas à comprovada indiferença da Chapa 2 à assembleia de ontem. Eis que, sem maiores explicações, a Chapa 2 registrou, no Twitter, a seguinte justificativa para a ausência coletiva: "Seria impossível algum mebro (sic) da #Chapa2 ter comparecido, já que o @Sindjorce informou apenas às 23:56 de ontem, e por email!". (Detalhe: ao se referir a "ontem", a Chapa 2 trata da terça-feira, 1 de junho).

Embora sete componentes da Chapa 2 pertençam aos quadros do Diário do Nordeste, nenhum deles parece ter lido o edital de convocação da assembleia publicado no próprio jornal em que trabalham, na edição de 27 de maio - caso consideremos verdadeira a justificativa. Estamos diante de duas possibilidades: a Chapa 2 age de má-fé (se conhecia o edital de convocação e simplesmente ignorou a assembleia, além de ainda acusar irresponsavelmente a atual gestão do Sindicato de ter convocado a assembleia de última hora) ou simplesmente é desatenta ao que acontece em nossa categoria e com um associado demitido ilegalmente (caso seus integrantes realmente não tenham lido o edital, tendo tempo de se informar sobre o mesmo ao longo de uma semana). Em qualquer dos dois casos, a Chapa 2 revela, coletivamente, despreparo para assumir a direção do Sindjorce, forjado em lutas e conquistas ao longo de 57 anos de trajetória.

Mas, como a esperança também está presente entre nós, uma boa notícia veio no último dia 2: Evilázio Bezerra é um dos finalistas nacionais ao Prêmio BNB de Jornalismo 2009, que será concedido no próximo dia 14. Torcemos para que agregue mais um prêmio à sua já vasta coleção. A principal premiação deste valoroso repórter-fotográfico, no entanto, é o respeito renovado que a categoria mantém por ele.

Chapa 1 - Sindicato de lutas, conquistas e esperança