quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vereadores repudiam demissão de Evilázio Bezerra


A demissão arbitrária e ilegal do jornalista Evilázio Bezerra pelo jornal O Povo foi repudiada pelos vereadores Ronivaldo Maia, líder do PT; e João Alfredo (PSOL), durante sessão ordinária desta quarta-feira (19) da Câmara Municipal de Fortaleza. Evilázio foi dispensado após a empresa tomar conhecimento de que ele é candidato à Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (SINDJORCE) na Chapa 1 - Sindicato de lutas, conquistas e esperança.

Na sessão, Ronivaldo Maia se solidarizou à categoria diante do ataque à articulação sindical dos jornalistas, enfatizando que a demissão afronta o inciso 8o do artigo 8o da Constituição Federal e o artigo 543 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O líder do PT ressaltou ainda o empenho da direção do SINDJORCE em reverter a demissão, destacando a presença, em plenário, de jornalistas integrantes da Chapa 1, como Evilázio Bezerra, Claylson Martins (candidato a presidente do Sindicato), Déborah Lima (que concorre ao cargo de diretora de Administração e Finanças), Francisco Ferreira "Gatto" (Conselho Fiscal) e Salomão de Castro (candidato ao cargo de representante do SINDJORCE junto à Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ).

João Alfredo também se solidarizou ao repórter-fotográfico, destacando sua trajetória profissional ao longo de 16 anos no jornal O Povo, bem como a necessidade de mobilização da categoria para reverter a demissão. Ele buscou esclarecimentos junto ao próprio Evilázio quanto às circunstâncias em que se deu a demissão.

APOIOS - Outros vereadores foram além de manifestar solidariedade a Evilázio Bezerra e anunciaram apoio à Chapa 1 na eleição do Sindjorce marcada para os dias 27, 28 e 29 de julho. Ronivaldo Maia e o líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara, Acrísio Sena (PT), anunciaram, da tribuna da Câmara, que apoiam a chapa liderada por Claylson Martins. Ambos confirmaram que participarão do lançamento da Chapa 1, no próximo dia 22, a partir das 10 horas, no restaurante Kasa Kaiada. Em contatos com os jornalistas presentes à sessão, as vereadoras Eliane Novais (PSB) e Eliana Gomes (PCdoB) também confirmaram apoio à chapa defendida pela atual presidente do SINDJORCE, Déborah Lima.