segunda-feira, 24 de maio de 2010

CHAPA 1 - SINDICATO DE LUTAS, CONQUISTAS E ESPERANÇA INICIA CAMPANHA

A Chapa 1 - Sindicato de lutas, conquistas e esperança, que tem o jornalista Claylson Martins (Rádio Verdes Mares) como candidato a presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) para o período 2010-2013, iniciou sua campanha no último sábado (dia 22), em ato realizado no restaurante Kasa Kaiada. Jornalistas, lideranças sindicais de diversas categorias e parlamentares compareceram ao evento, defendendo a chapa para as eleições a serem realizadas em 27, 28 e 29 de julho, que é apoiada pela presidente do Sindjorce, Déborah Lima (candidata ao cargo de diretora de Administração e Finanças).

Entre os participantes, sejam candidatos ou apoiadores, o tom predominante foi o da reafirmação dos compromissos da chapa com nossa categoria, a partir do discurso do próprio Claylson Martins. Contemporâneo de Déborah Lima desde que resolveram fazer vestibular para o curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará (UFC), Claylson enfatizou que seu engajamento com as causas caras à categoria datam daquela época. Atual diretor executivo do Sindjorce, o candidato a presidente da Chapa 1 e outra componente da chapa, Marina Valente (candidata a diretora de Comunicação e Cultura), apresentaram aos presentes as propostas básicas de campanha.

Dentre os demais componentes da chapa, Déborah Lima, Messias Pontes, Ângela Marinho, Fátima Medina e Rogério Gomes também se manifestaram, desdobrando-se entre o relato das lutas e conquistas do Sindjorce desde 2004, na primeira gestão de Déborah; e a esperança representada pela Chapa 1, que tem 50% de sua composição formada por jornalistas que não participam da atual diretoria do Sindicato.

O entusiasmo entre os apoiadores foi grande, a partir de uma adesão de peso: a do jornalista Paulo Verlaine, repórter do Núcleo de Conjuntura e ex-ombudsman do jornal O Povo. Dentre os vários jornalistas presentes, o assessor de imprensa da Cagece, Márcio Teles; a repórter do caderno Negócios do Diário do Nordeste, Carol de Castro; e a repórter-fotográfica Neysla Rocha, também anunciaram apoio à Chapa 1.

APOIOS POLÍTICOS E SINDICAIS - Além do forte respaldo entre a categoria, a Chapa 1 tem o engajamento de parlamentares e dirigentes sindicais representativos do Ceará. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o ex-deputado federal Sérgio Novais (presidente do PSB de Fortaleza) e a vereadora Eliane Novais (PSB) participaram do evento, quando defenderam a gestão de Déborah Lima e o voto dos jornalistas em Claylson Martins para presidente do Sindjorce. Sérgio Novais destacou as lutas desenvolvidas em conjunto pelo Sindjorce e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em defesa da retomada do diploma para o exercício da profissão de jornalista, enquanto Eliane Novais elogiou a representatividade da chapa, quanto ao conjunto de jornalistas que atuam em diversos veículos e assessorias de imprensa e ao misto de renovação e experiência representados pelos 20 componentes.

Do movimento sindical, participaram do lançamento: Elizeu Rodrigues (presidente da FETRACE), Marcos Pereira (diretor de Comunicação da FETRACE), Maria José (diretora de Politicas Sociais da CUT-CE), Valmir Brás (presidente do SINDPD), Sérgio Luiz Rodrigues de Lima (da Secretaria de Assuntos Jurídicos do SINDPD-CE), Rogério Andrade (presidente do Sindicato dos Gráficos), Carlos Pires (diretor da FETRACE) e Maria Sulany (diretora da secretária social do SINPRECE).

Crédito: Salomão de Castro e foto - Esdras Gomes